O Botox, nome comercial utilizado para o tratamento utilizando toxina botulínica, uma substância capaz de paralisar os músculos de uma determinada região durante um determinado tempo (cerca de 4 – 6 meses), possui diversas aplicações nas áreas da estética e da saúde. Para uso estético, é indicado para suavizar as rugas e linhas de expressão do rosto.
A toxina é aplicada no músculo e seu efeito promove um relaxamento temporário no local. Assim, o músculo deixa de fazer movimentos, o que impede que uma ruga dinâmica se transforme numa ruga estática.Entre as linhas tratadas estão as rugas da testa, a glabela (espaço entre as sobrancelhas) e os “pés de galinha”, rugas que se formam na região dos olhos. Para sulcos ao redor dos lábios, entre eles o famoso bigode chinês – linha que se forma entre o nariz e o canto da boca – o mais recomendado é o preenchimento facial, pois é uma região de bastante movimento e não é possível atuar na musculatura sob pena de deixar o rosto paralisado.
As rugas aparecem devido ao envelhecimento facial, que ocorre por idade, exposição solar inadequada, má alimentação e tabagismo, entre outros. Mas o fator imprescindível para seu aparecimento é a contração natural dos músculos do rosto, que formam as chamadas linhas de expressão. Por exemplo: muitas pessoas têm o hábito de franzir a testa ao se expressar, mas, com o passar do tempo, essa contração dos músculos da região gera vincos horizontais na pele. O mesmo acontece com as rugas ao redor dos olhos – resultado da tensão gerada quando sorrimos ou forçamos a vista, por exemplo.