BLOG da Tha

Você já deve estar cansado(a) de ouvir que não se deve espremer cravos e espinhas, correto? E, mesmo assim, sabemos que quando bate aquela vontade é quase impossível resistir à tentação. Afinal, por que não devemos cutucar a acne?

A verdade é que esse hábito pode trazer uma série de problemas para a saúde da sua pele. Entenda porque você deve parar de espremer a acne e investir nos tratamentos adequados.

Machuca e piora a acne

Ao espremer uma espinha, por um momento parece que o problema está resolvido, mas saiba que a lesão vai piorar. Cutucar a acne machuca a pele e deixa feridas abertas. Por mais que sua mão esteja limpa, algumas bactérias presentes, especialmente embaixo das unhas, podem piorar a inflamação e ainda causar novas espinhas ao redor.

No caso dos cravos, que parecem inofensivos, a manipulação inadequada também pode provocar infecções maiores, devido a germes e bactérias, causando espinhas ou cistos.

Manchas na pele

Pouca gente sabe, mas as espinhas são capazes de ativar a produção de melanina, uma proteína responsável pela coloração da pele. Logo, ao espremer as lesões você pode produzir melanina de maneira excessiva, o que ajuda na formação de manchas escuras na pele, também chamadas de pigmentação pós-inflamatória.

Cicatrizes

As cicatrizes são causadas pela manipulação indevida de cravos e espinhas. Além de machucar a pele e deixá-la mais vermelha, você pode acabar ganhando cicatrizes que só vão sair depois de alguns tratamentos. Dependendo da profundidade da lesão, a cicatriz pode ser permanente.

É importante lembrar que para tratar a acne existem técnicas adequadas e tratamentos que não machucam a pele. A limpeza de pele e os peelings costumam ser boas opções para todos os quadros da acne. Entre em contato com a equipe da Clínica Thalita Baldissera e saiba qual é o procedimento mais indicado para você!

 

THALITA BALDISSERA

Dermaticista e Especialista em ACNE

7 mitos e verdades sobre a limpeza de pele

7 mitos e verdades sobre a limpeza de pele

Leia mais
Espinha interna: como tratar e prevenir

Espinha interna: como tratar e prevenir

Leia mais
Peeling Rose de Mer: Conheça o procedimento

Peeling Rose de Mer: Conheça o procedimento

Leia mais